CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITO VISITA ESTRUTURA ONDE FUNCIONARÁ O POLO UAB

Na manhã desta segunda-feira (13), o Prefeito Alan Silveira, ao lado dos secretários Luciano Moura e Elmo Torres, da gerente Flávia Silveira, Diretor Geone Morais e representantes da UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, estiveram reunidos na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, para visitarem o local onde vai funcionar o Polo UAB - Universidade aberta do Brasil.

"Uma manhã de vistoria e planejamento, para que possamos ajustar para que, em breve, iniciarmos os trabalhos do Polo UAB - Universidade aberta do Brasil, em Apodi. Uma luta da nossa gestão, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN e Escola Estadual Professor Antônio Dantas", destacou Alan Silveira.

#Educação 08/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA APODI REALIZA DESFILE CÍVIO DE 7 DE SETEMBRO

Confira o nosso Desfile Cívico de 7 de Setembro e Cortejo Cultural e Literário pelas ruas de Apodi, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

O maior desfile Cívico já realizado em Apodi, cerca de 40 entidades participaram do evento, além da população prestigiando e assistindo o evento.

#Educação 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Confira o calendário para realização das matriculas na rede municipal de ensino
#Educação 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI - Bolsas de estudo para jovens de 14 a 24 anos de idade

A Prefeitura Municipal de Apodi foi contemplada e está recebendo 100 bolsa de estudos, sendo 50 bolsas de estudo em trilhas formativas e 50 em empreendedorismo feminino, por meio do SELO UNICEF e do Mutirão de Oportunidades do 1MiO (programa 1 milhão de oportunidades). As bolsas serão ofertadas na modalidade online, as quais serão distribuídas aos jovens e adolescentes (dos 14 aos 24 anos) da seguinte forma:

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO COPIE E COLE O LINK EM UMA NOVA ABA DE SEU NAVEGADOR

1 #ElasPodem - Trilha formativa para mulheres empreendedoras:
50 bolsas de estudos para a #ElasPodem, a trilha formativa do 1MiO.

Primeiro cadastro:

As jovens se cadastrarão por este link: https://1mio.com.br/register/candidate e aprenderão:

· Habilidades empreendedoras;
· Teoria Effectuation;
· MVP (mínimo produto viável);
· Como montar o seu Canvas e desenvolver um modelo de negócios;
· Como pensar o perfil e as necessidades dos clientes;
· Como criar parcerias e fortalecer sua rede de contatos.

Segundo acesso por este link: https://www.mutiraodeoportunidades.com.br/inscricoes-exclusivas-bolsas-1mio-elaspodem os jovens podem fazer o cadastro na trilha e receber o acesso para as aulas.

OBS.: A pessoa inscrita em algum dos cursos receberá um e-mail automaticamente, após se inscrever, para participar da plataforma e fazer o curso.

2 Digital ODS - 50 bolsas de estudos em trilha formativa em tecnologia e desenvolvimento.

Primeiro cadastro:

Os jovens se cadastrarão por este link: https://1mio.com.br/register/candidate. Os jovens inscritos nesta trilha aprenderão:

· Programação de páginas de internet;
· Desenvolvimento de websites;
· Desenvolvimento de softwares;
· Desenvolvimento de jogos;
· Ferramentas requisitadas pelo mercado de tecnologia, como HTML, CSS e JavaSc
ript.

Segundo acesso por este link: https://www.mutiraodeoportunidades.com.br/inscricoes-exclusivas-bolsas-1mio-digital-ods os jovens podem fazer o cadastro na trilha e receber o acesso para as aulas.

#Educação 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Inicia o período de realização de matricula antecipada para alunos com deficiência/NEE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que já iniciou o período de Matrícula Antecipada para alunos com deficiência/NEE.

Tendo como objetivo garantir a vaga antecipadamente aos alunos com deficiência, e possibilitar que as escolas se organizem junto à secretaria de Educação, com intuito de atender às demandas específicas dos alunos, garantindo assim o acesso, a participação e a permanência dos alunos na escola.

As matrículas antecipadas devem ser realizadas nas escolas municipais, de 22 de novembro até o dia 09 de dezembro.

#Educação 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação realiza evento para lançamento de matricula antecipada para alunos com deficiência/NEE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, na manhã desta segunda-feira (21), o evento de lançamento da Matrícula Antecipada para alunos com deficiência/NEE, tendo como objetivo garantir a vaga antecipadamente aos alunos com deficiência, e possibilitar que as escolas se organizem junto à secretaria de Educação, com intuito de atender às demandas específicas dos alunos, garantindo assim o acesso, a participação e a permanência dos alunos na escola.

Na ocasião, Júlio Thalles, Defensor público do Rio Grande do Norte, proferiu uma palestra com o tema: orientações acerca dos direitos das pessoas com deficiência. Estiveram presentes gestores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino municipal, privada e instituições filantrópicas,13ª DIREC, bem como, representantes das associações AFATA e APDA.

As matrículas antecipadas devem ser realizadas de 22 de novembro até o dia 09 de dezembro.

#Educação 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Apodi é contemplado com 100 bolsas de estudos do Selo UNICEF

O município de Apodi foi contemplado com 100 bolsas de estudos, do Selo UNICEF, em trilha formativa de Tecnologia e Desenvolvimento.

Na manhã desta quinta -feira (17), a articuladora do Selo UNICEF Margarete Gurgel e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA Mikaelle, visitaram as Instituições de Ensino IFRN Campus Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto, Escola Estadual de Tempo Integral Zenilda Gama e Escola Estadual Professor Antônio Dantas para articular parceria na mobilização dos jovens e orientações sobre a distribuição das bolsas.

#Educação 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Secretaria de Assistência oferece curso de Flores Artificiais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social está oferecendo a população em geral o curso de Flores Artificiais.

INSCRIÇÕES GRATUITAS ATRAVÉS DO WHATSAPP: 85-98962.9086

INICIO DO CURSO:

25 de Abril

Duração de 05 dias seguidos.

*LOCAL DO CURSO

CRAS Lagoa Seca.

ENDEREÇO: Rua Vereador Abílio Soares de Macedo, n• 360, Bairro Lagoa Seca.

TURMAS:

- MANHÃ : 8:30 às 11:00

- TARDE : 15:00 às 17:30

- NOITE : 18:30 às 21:00

- PRIMEIRO DIA DE AULA LEVAR:

Caderno e caneta,( para anotações), tesoura, uma esponja dessas de lavar louças e está portando documento com foto.

CERTIFICADO GRATUITO ENTREGUE NO FINAL DO CURSO

* CURSO DESTINADO A MAIORES DE 18 ANOS.

#Educação 14/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação realiza formação do projeto Presença

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC realizou, na última quinta-feira, dia 07, uma formação com os operadores das escolas municipais, estaduais, privadas, filantrópica e federal, a respeito do projeto Presença.

O Projeto Presença conta com um sistema para que as escolas insiram a frequência escolar dos alunos, para que o benefício possa ser efetivado mensalmente.

O projeto contempla crianças e adolescentes de 3 a 21 anos de idade. Sendo que as crianças de 3 e 4 anos de idade precisa ter uma frequência de 60% de aulas, já as crianças de 6 aos adultos de 21 anos precisam ter frequência escolar de, no mínimo, 75% para ter direito ao benefício.

Essa foi a primeira formação, uma vez que o projeto ficou parado durante a pandemia. Nesse retorno o município, através das escolas, alimentarão o sistema.

#Educação 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura e IFRN discutem estágios para alunos da instituição e aulas de inglês e espanhol para a população

Na manhã desta quarta-feira (06), o Prefeito Alan Silveira ao lado dos secretários Ariana Dantas, Elmo Alves e Luciano Moura, se reuniu com o Diretor Geral do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - Campus Apodi - IFRN, Damião, e com a coordenadora de extensão, Sabrina.

"Reunião para discutir parcerias entre a Prefeitura e IFRN. Discutimos vários projetos, dentre eles o de estágios para os alunos da Instituição, o evento de Exposição Agropecuária de Apodi, e também um projeto de aulas de inglês e espanhol para a população. Seguimos buscando parcerias para beneficiar a população do nosso município", falou o Prefeito Alan.

A Gestão Apodi Cidade de Todos entende a importância do diálogo e da aquisição de parcerias para uma boa administração.

#Educação 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Apodi realizará Conferência de Juventude no próximo dia 01

Nesta próxima sexta-feira, dia 01 de abril, as 8:00 acontecerá a II Conferência Municipal de Juventudes de Apodi. Será realizada na Câmara Municipal de Apodi, e terá como tema "O poder da juventude na transformação de Apodi."

As instituições com representatividade juvenil participarão de uma palestra sobre os 11 eixos do estatuto da juventude e em seguida elaborarão propostas que serão encaminhadas para o município e para a conferência estadual, para que essas propostas sejam pautadas e formularas em políticas públicas para os nossos jovens.

#Educação 26/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Em parceria com SESI e SENAI, prefeitura de Apodi realiza curso de Manutenção Predial em Pintura

O Serviço Social da Indústria - SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI com o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, realizará o curso de Manutenção Predial em Pintura, nos dias 29, 30 e 31 de março, na biblioteca Industria do conhecimento Dra. Marise Maia Holanda de Melo, das 07:30 as 11:30 da manhã.

Inscrições GRATUÍTAS, vagas limitadas.

A Prefeitura de Apodi mais uma vez trabalhando em prol do povo.

#Educação 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Em reunião com condutores e AENTS, prefeitura de Apodi garante repasse para o transporte universitário

O prefeito Alan Silveira, ao lado da AENTS reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (04), com os condutores dos ônibus que transportarão os estudantes universitários.

"Com o retorno das aulas presenciais nas universidades estamos, mais uma vez, ao lado dos nossos estudantes. Nós contamos hoje com quase 400 alunos, nas cidades de Mossoró, Caraúbas e Pau dos Ferros. Renovamos a nossa parceria e estamos repassando mensalmente para a AENTS R$33 mil, para ser investido no transporte dos nossos universitários, além de ceder alguns ônibus", lembrou Alan.

#Educação 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação parabeniza alunos aprovados no Processo Seletivo do IFRN

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, parabeniza os alunos da rede municipal de ensino que foram aprovados no processo seletivo do IFRN - Campus Apodi.

Aproveitamos e agradecemos o trabalho incansável dos professores, coordenadores pedagógicos e gestores e todo o corpo escolar, por toda preparação e dedicação aos nossos alunos.

Os alunos da Escola Municipal Francisco Targino da Costa, Camila Eulálya Alves, aprovada em química, Luma Camilly Targino Santos e Nívea Alves de Sena, aprovadas em agropecuária e Paulo Targino da Costa Júnior, em Informática.

Da Escola Municipal Professora Lourdes Mota, Mariane Yasmim de Oliveira Fernandes, aprovada em agropecuária. Já da Escola Lindaura Silva, os alunos Letícia Thamires Souza Gurgel, Pedro Henrique de Oliveira Freitas e Twilo Gabriel Medeiros Morais, a provados em informática e Maria Júlia de Morais Freitas, no curso de química.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura de Apodi Elmo Torres, salientou a importância dos profissionais de educação para o processo de aprovação dos alunos "Quero parabenizar a todos os nossos alunos aprovados e aproveito para reconhecer o trabalho realizado por todas as equipes das escolas no intuito de garantir, cada vez mais, uma educação de qualidade para os alunos da nossa rede municipal de ensino", frisou.

A Prefeitura de Apodi deseja boa sorte na nova jornada de ensino.

#Educação 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Confira o calendário de matrículas da Rede Pública Municipal de Ensino para o Ano Letivo 2022

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura divulga para os pais ou responsáveis o calendário de matrículas da Rede Pública Municipal de Ensino para o Ano Letivo 2022.

As matrículas serão realizadas nas respectivas unidades de ensino, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Atenção: é obrigatório o uso de máscara de proteção individual para ter acesso ao local de matrícula.

#Educação 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Em parceria com SENAR, Apodi inicia curso de Operador de Retroescavadeira

Na manhã desta segunda-feira (22), teve início o curso de Operador de Retroescavadeira, fruto de uma parceria entre Prefeitura de Apodi e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

Estiveram no local o Prefeito Alan Silveira, o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg (Teton), o Presidente do Sindicato e o representante do SENAR Evandi Souza, além dos técnicos da entidade.

"Mais um curso para deixar nossa população capacitada e preparada para o mercado de trabalho. Agradeço ao SENAR por mais uma parceria", falou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

#Educação 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi conclui capacitações do SISAEDUC Capacitação foi concluída nesta quarta-feira, dia 18
#Educação 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi participará da Conferência Intermunicipal Popular de Educação no próximo dia 19

O município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, vai participar e está mobilizando as pessoas para participarem, no próximo dia 19 deste, d a Conferência Intermunicipal Popular de Educação, uma preparação para a II Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE 2022. O tema será "Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as".

Com o objetivo de fortalecer o estado democrático de direito e justiça social; potencializar a confiança nos profissionais da educação, nas instituições e sistemas educativos e nos estudantes; monitorar e avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, dentre outros objetivos.

A Conferência acontecerá, das 08h30min às 17h00min, via Google Meet. A Etapa Intermunicipal do Polo 9, integrado pelos municípios de Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Itaú, Lucrécia, Martins, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Umarizal e Viçosa.

Contemplará a participação de representantes do Fórum Estadual de Educação-FEE/RN, da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/RN, dos Conselhos Municipais e Estadual de Educação, dos Movimentos Sociais e ainda representantes das categorias de gestores, professores, técnicos, pais e estudantes da Educação Básica, da Educação Profissional e do Ensino Superior das esferas Municipal, Estadual, Federal e Privado, dos municípios integrantes do referido Polo.

O evento se apresenta como um importante momento de articulação de entidades e atores sociais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social.

#Educação 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Psicólogo Clínico fala sobre Resiliência Emocional em treinamento para professores

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará amanhã (19), uma palestra sobre Resiliência Emocional com os professores da Escola Municipal Francisco Targino da Costa, no Distrito de Soledade.

A palestra faz parte do programa "Volta ao Novo", um treinamento, dividido em módulos, que visa a preparação socioemocional dos professores para o retorno as aulas Presenciais de forma híbrida.

A palestra "Resiliência Emocional" acontecerá as 19h, via plataforma do Google meet e será ministrada pelo Psicólogo clínico Roberto Fernandes.

A atenção com a saúde psíquica e emocional dos servidores é mais uma preocupação efetiva da secretaria municipal de educação, que tem como premissa o zelo com o servidor público municipal.

#Educação 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi Lança Programa Volta ao Novo Lançamento aconteceu durante reunião virtual
#Educação 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi Lança Programa Volta ao Novo Lançamento aconteceu durante reunião virtual
#Educação 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Reunião discute lei Aldir Blanc em Apodi

O Prefeito de Apodi Alan Silveira se reuniu, na manhã dessa segunda-feira (19), com as equipes das secretarias municipais de Educação e Cultura - SEMEC, e Turismo, Juventude e Esporte para discutir sobre a Lei Aldir Blanc.

"Lei federal de incentivo aos artistas, onde a cumprimos em 2020 e vamos também cumprir em 2021. O projeto já está sendo elaborado para realizar o incentivo aos artistas do nosso município", falou o Prefeito Alan.

A previsão é de que em breve o projeto seja concluído para que os artistas do município de Apodi possam ser, mais uma vez, beneficiados com o cumprimento da Lei Aldir Blanc.

Em Tempo

Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/2020 estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas devido à pandemia do novo Coronavírus.

#Educação 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Executivo e Legislativo participam de reunião virtual com reitora da UERN

O prefeito Alan Silveira participou, na tarde desta terça-feira (27), de uma reunião virtual com a Reitora da UERN, Fátima Raquel, e com sua equipe técnica para discutir sobre a construção do Campus Apodi.

Participaram também da reunião, o vice-prefeito Neilton Diógenes, vereadores e secretários municipais, além de entidades locais.

"Foi uma reunião bastante produtiva onde a reitora mostrou interesse na continuidade da obra. Já tem parte do recurso em caixa, e estão seguindo os trâmites para viabilizar a retomada da obra. Mostramos nosso total interesse e disponibilidade para lutar com nossos parlamentares estaduais e federais para tentarmos, juntos, retomar essa tão necessária e importante obra", frisou o prefeito Alan Silveira.

#Educação 26/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação de Apodi firma parceria com o IFRN para ministrar curso para professores Curso Leitura em Tela será apresentado durante a semana pedagógica
#Educação 26/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi realizará semana pedagógica on-line

A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará de 29 a 31 deste mês, a Semana Pedagógica 2021. O tema deste ano será: Desafios e Possibilidades do fazer pedagógico no contexto da pandemia: do ensino híbrido à educação humanizada.

Este ano o evento, que será direcionado para professores, estagiários, equipes pedagógicas e gestores das escolas municipais, acontecerá de forma totalmente virtual via plataforma do Google Meet. Confira a programação completa nas imagens.

#Educação 04/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura finaliza segunda entrega de Kits Alimentação Escolar para alunos da rede municipal Mais de 3 mil crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal receberam os alimentos
#Educação 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação realiza atividades não presenciais para alunos da rede pública municipal As atividades não presenciais correspondem a 20% das horas aulas
#Educação 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Aulas da rede municipal de ensino são retomadas de forma on-line

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC retornou as aulas na última segunda-feira (18) de forma on-line.

As aulas foram retomadas a SEMEC publicou a portaria municipal de Nº 001/2020, de 20 de maio de 2020 que "dispõe sobre as normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela Pandemia da COVID-19".

A nota, bem como as orientações estão disponíveis na ilustrações publicadas nesta matéria.

#Educação 22/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 22 de Abril - Descobrimento do Brasil 22 de Abril - Descobrimento do Brasil
#Educação 05/03/2020 GABINETE CIVIL Prefeitura firma parceria para realização de processos seletivos de universidade no município Com pareceria o apodiense terá um desconto diferenciado nas inscrições
#Educação 04/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Iniciam as aulas na rede municipal de ensino As aulas retornaram nesta segunda-feira, dia 02, os alunos estavam anciosos pelas aulas
#Educação 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Durante semana pedagógica, manipuladoras de alimentos reúnem-se em Apodi

Na manhã desta quinta-feira (13), foi realizado dentro da programação da Jornada Pedagógica, o encontro com as manipularadoras de alimentos, gestores e vices e toda a equipe da coordenação da alimentação escolar da Rede Municipal, com a ministrante nutricionista Marcela Menezes e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, professora Iriscleide Oliveira.

O objetivo do evento é aperfeiçoar a formação dos servidores em relação à alimentação escolar, como manipular alimentos com qualidade, alimentação balanceada com cardápios versáteis, higienização, instruir a trabalhar com uniforme adequado, bem como o encontro sugere a troca de experiência e aquisição de mais conhecimentos que venham a melhorar as práticas diárias de serviço.

#Educação 30/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação utiliza uma poderosa ferramenta para a formação infantil A Contação de Histórias acontece de forma lúdica
#Educação 16/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi repassará R$ 390 mil reais para garantir transporte universitário A renovação do convênio aconteceu nesta quinta-feira, 16
#Educação 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria realiza Conferência Municipal de Educação de monitoramento e avaliação do PME A conferência está avaliando o Plano Municipal de Educação – PME
#Educação 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi realizará Conferência Municipal de Educação nesta sexta O Conselho Municipal de Educação de Apodi, junto à Comissão Organizadora, convida os profissionais da Educação e população em geral, para participarem da “II Conferência Municipal de Educação: de monitoramento e avaliação do PME”.

O momento conta dom o apoio da Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Educação e Cultura.

SERVIÇO

Data: 20 de dezembro de 2019
Local: Escola Estadual Professor Antônio Dantas
Horário: 7h às 17h.
#Educação 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi realiza I Concurso Merendeira Chef O I Concurso Merendeira Chef das escolas municipais aconteceu no sábado dia 14
#Educação 29/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi faz encerramento das atividades anuais da Rede de Parceiros do Esporte Educacional Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional encerrou suas atividades anuais nesta sexta
#Educação 29/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Escolas Municipais realizam eleição para o cargo de diretor e vice As eleições aconteceram nessa quinta-feira, dia 28
#Educação 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos da rede municipal de ensino de Apodi são aprovados para IFRN Alunos da rede municipal de ensino de Apodi foram aprovados em cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Apodi. Foram 14 alunos, de Escolas Municipais, sendo 11 da Escola Lindaura Silva, 2 da Escola Isabel Aurélia Tôrres e 1 da Escola Lourdes Mota.

O secretário Municipal de Educação, Francisco Elmo Alves Tôrres, parabenizou os estudantes. ''Felicito os alunos aprovados. Buscamos sempre a excelência na rede municipal e nos sentimos satisfeitos quando o trabalho dá resultado, ressaltamos o trabalho dos professores, coordenação, supervisão e direção das referidas escolas. Desejamos também boa sorte a estes jovens''.
#Educação 09/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação realiza matricula antecipada para alunos com deficiência Evento aconteceu nesta sexta-feira (08), na SEMEC
#Educação 06/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação antecipa matrículas para pessoas com deficiência O projeto será lançado durante uma mesa redonda nesta sexta-feira, dia 8
#Educação 01/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Desejamos boa sorte aos que irão fazer a prova do ENEM
#Educação 16/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi realiza evento em comemoração ao Dia do Professor O encontro aconteceu na AABB e contou com a participação vários professores
#Educação 02/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi realiza Seminário de Educação Inclusiva A inclusão como formação de uma sociedade mais justa foi o tema discutido
#Educação 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Crianças atendidas pelo CRAS visitam viveiro de mudas do município Experiência permite que crianças desenvolvam responsabilidade ambiental
#Educação 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Programa Pronto para o ENEM oferta aulões gratuitos para jovens apodienses Os aulões acontecem sempre aos finais de semana
#Educação 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeito de Apodi assina termo de cooperação técnica para implantação da BNCC É um documento federal que irá organizar a estrutura curricular de todas as escolas
#Educação 09/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi encerra Semana da Leitura com Desfile Cívico Uma multidão foi às ruas prestigiar o Desfile Cívico
#Educação 09/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Em dois anos, município de Apodi tem aumento de mais de 400 matrículas na rede municipal de ensino Por Roberto Fernandes

O município de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, registrou nos últimos dois anos, um aumento de mais de 400 matrículas na rede municipal de ensino. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com as informações, a atual gestão recebeu o município com 3.100 alunos matriculados, e hoje conta com mais de 3.500 alunos.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Elmo Alves, uma série de fatores colaboraram para esse aumento nas matrículas. "Com a inauguração da Creche Modelo conseguimos ampliar o número de matrículas para 300. Esse fator foi impactante nos dados", comentou.

Outro fator apontado pelo secretário é a qualidade do serviço prestado. "Mantemos uma política de valorização dos nossos profissionais e docentes. Estamos fazendo o pagamento do sexto de férias para os professores, sendo 15 dias de recesso remunerado entre os meses de junho e julho. Estes estão recebendo ainda o reajuste do piso anual, além do rateio do FUNDEB, realizado pela gestão. Com isso os servidores desempenham suas funções com muito mais qualidade e empenho", disse Elmo.

Durante os últimos dois anos, a Prefeitura de Apodi construiu duas novas escolas, sendo uma na zona rural e outra na zona urbana. Outras 22 escolas do campo e zona urbana receberam melhorias em suas estruturas física, como pintura, retelhamento, melhorias nas cozinhas e banheiros, acessibilidade, climatização em 4 escolas e ampliação de outras duas. O gestor do município, Alan Silveira (MDB), explicou o porquê dessa atenção voltada para a educação.

"Estamos investindo na educação por entendermos que o caminho para a ascensão do indivíduo é a educação. Valorizamos profissionais, investimos em alimentação escolar de qualidade, reformamos, ampliamos e climatizamos escolas, colocamos cuidadores para crianças com deficiência e oferecemos transporte escolar para todos, inclusive com atenção especial para o aluno cadeirante, que conta hoje com um veículo específico para o transporte, buscando e deixando o aluno na porta de sua casa", concluiu Alan.
#Educação 13/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Ampliação da Escola Lindaura Silva será inaugurada no dia 18 em Apodi O prefeito de Apodi Alan Silveira fará, no próximo dia 18 deste mês, a inauguração da ampliação da Escola Municipal Lindaura Silva, no bairro Cohab, na zona oeste da cidade. O evento está marcado para às 16h dentro da própria unidade. Na ocasião, o gestor entregará também carteirinhas estudantis aos alunos do 6º ao 9º ano.

A obra foi resultado de um investimento de mais de R$ 110 mil de recursos próprios. Foram construídas duas novas salas de aulas, além da circulação de acesso da escola, que irá dar mais conforto aos alunos, bem como permitir o surgimento de novas vagas.

''O município tem hoje mais de 3,5 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, e esse número não para de crescer. Mesmo construindo novas escolas, precisamos abrir vagas nas escolas já existentes e que são referência, como é o caso do Lindaura Silva'', comentou Alan.

Ainda no dia 18, o prefeito fará a entrega das carteirinhas estudantis gratuitas aos alunos do ensino fundamental, cumprindo assim, um compromisso de campanha firmado em 2016.

Atualmente, a Escola Municipal Lindaura Silva possui mais de 500 estudantes devidamente matriculados. A unidade é a maior do município e tem se destacado pela excelência do ensino. Antes da ampliação, ela já havia passado por uma reforma completa no ano passado com retelhamento, pintura e construção do refeitório.
#Educação 24/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Busca Ativa identifica mais de 170 crianças e adolescentes fora da escola em Apodi Poucas semanas após efetivar o programa Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o município de Apodi já identificou mais de 170 crianças e adolescentes que estão fora da escola. O número é alto e pode aumentar nos próximos dias, é o que alerta a coordenadora operacional do programa e vice-prefeita, Hortência Regalado.

O motivo é que o programa está em fase de cadastro dos técnicos verificadores, que são profissionais estratégicos de várias secretarias do município que irão encontrar novos casos de crianças em abandono escolar, criar um alerta no sistema e buscar solucionar a problemática.

Líderes comunitários ou interessados em contribuir também podem solicitar o cadastro na plataforma do Busca Ativa Escolar e se tornar um agente, que irá ajudar a identificar outros casos. 'É interessante e muito bem-vinda a ajuda de todos. Nós como cidadãos não podemos ficar inertes a uma evasão escolar tão grande, e como agentes públicos devemos descobrir o que está causando este problema e criar estratégias para solucioná-lo', comentou Hortência.

O Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do Unicef, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e o Instituto TIM. Ele é uma das exigências para se alcançar o Selo Unicef - Município aprovado.

A adesão ao programa foi feita pelo prefeito Alan Silveira em julho do ano passado, mas somente em março deste ano houve a efetivação e a montagem do comitê gestor para a execução. Por meio do Busca Ativa Escolar, o município terá dados concretos que possibilitarão o planejamento para desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
#Educação 31/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA [convite] Semana Municipal da Leitura de Apodi começa nesta segunda-feira De 3 a 7 de setembro, programação terá atividades em diversos locais do município
#Educação 13/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Em Apodi, SEMEC realiza Seminário de Mobilização Pró-currículo/RN Objetivo é mobilizar os profissionais da Educação para participar da Consulta Pública preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do RN
#Educação 13/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura do Apodi realiza aula inaugural do Cursinho preparatório para o Enem 2018 O cursinho é voltado para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino.
#Educação 04/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Estudante apodiense vai representar o RN na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em São Paulo A estudante apodiense Ester Câmara de Souza, de 12 anos, vai representar o município de Apodi e o Rio Grande do Norte na etapa nacional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São Paulo. O projeto “Cuidando das Águas da Comunidade do Córrego” foi um dos selecionados na etapa estadual que aconteceu na semana passada, em Natal.

A última etapa acontecerá nos dias 15 a 19 de junho, na cidade de Sumaré em São Paulo, e terá como objetivo principal aprofundar os debates sobre o tema, socializar os projetos e promover oficinas aos estudantes.

Ester terá a missão de mostrar o seu projeto, que foi desenvolvido na escola no Distrito do Córrego, sob orientação da professora Luana Moreira e colaboração de vários outros estudantes. O projeto trata sobre os cuidados para preservação da água da localidade e seu uso sustentável.

A apodiense será a única estudante da região de Apodi e uma dos 16 potiguares que irão participar da etapa nacional da conferência. Ela é estudante do 7º ano da Escola Municipal Isabel Aurélia Torres.

Para o secretário Municipal de Educação de Apodi, Elmo Alves, “a conquista de Ester Câmara a uma vaga na etapa nacional representa a garra e, principalmente, a sabedoria do povo apodiense, além do importante papel desempenhado por todos os que fazem a Escola Isabel Aurélia Torres, em especial a professora Luana”.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Sua estratégia é mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.
#Educação 15/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Confira quem são os assistentes aprovados na seleção do Mais Alfabetização em Apodi A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi divulgou a lista dos assistentes aprovados para o programa Mais Alfabetização no município. Ao todo, 37 inscritos alcançaram os dois terços da nota necessários para se classificarem.

Confira a lista em https://goo.gl/L6m7NB

Conforme o secretário Elmo Alves, os aprovados serão convocados de acordo com a demanda de cada escola.

Os assistentes serão responsáveis por auxiliar os professores em turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Apesar de receberem o nome de assistentes de alfabetização voluntários, cada um dos convocados receberão um auxílio de R$ 150 por turma.

O Programa Mais Alfabetização foi criado pelo Ministério da Educação no início deste ano com o objetivo de fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes.
#Educação 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação de Apodi divulga lista dos inscritos na seleção do Mais Alfabetização A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi, através da Comissão Especial, divulgou nesta quarta-feira (09) a lista dos candidatos inscritos e aptos a realizarem a prova prática na seleção do programa Mais Alfabetização.

Ao todo, 61 candidatos realizaram a inscrição no processo seletivo durante a última segunda e terça-feira, 07 e 08 respectivamente, mas somente 54 tiveram a inscrição validada.

Confira a lista em https://goo.gl/9ACj73


A próxima etapa da seleção será a prova prática. Neste caso, os interessados irão ministrar uma aula, de no máximo 10 minutos, na próxima sexta-feira (11), na sede da Secretaria de Educação. A prova prática valerá 10 pontos.


Todos os candidatos habilitados que atingirem 70% dos pontos serão considerados aprovados e constituirão o banco de Assistentes de Alfabetização do município.


Os assistentes convocados irão auxiliar o professor com crianças de 1º e 2º ano. Em Apodi, o programa Mais Alfabetização será desenvolvido em 21 turmas, distribuídas em 10 escolas na cidade e também na zona rural.


O Mais Alfabetização é um programa do Governo Federal que visa fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.
#Educação 05/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Município de Apodi lança edital para seleção de assistentes do Mais Alfabetização As inscrições serão realizadas na próxima segunda e terça-feira, 07 e 08 de maio respectivamente, na sede da Secretaria.
#Educação 02/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeito de Apodi visita obras da escola do Distrito de Melancias Durante a manhã desta segunda-feira (02), o prefeito de Apodi Alan Silveira visitou o canteiro de obras da escola do Distrito de Melancias, na zona rural de Apodi. A construção está bastante avançada e deverá ser entregue à população em breve.

“A obra já está com cara de escola. A entrega deste equipamento público representará a realização de um sonho antigo desta comunidade”, comentou Alan Silveira.
#Educação 02/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi realiza II edição do TEAbraço A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi iniciou, na manhã desta segunda-feira (02), a realização da segunda edição do TEAbraço, um evento que visa a conscientização sobre o autismo. O evento foi aberto oficialmente no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e seguirá até terça-feira (03).

“Serão dois dias de programação intensa sobre o autismo. Nossa ideia é tornar o nosso município cada vez mais inclusivo, principalmente com relação a essa síndrome. Estudos apontam que uma em cada 110 pessoas no mundo é autista, ou seja, precisamos abrir os olhos e ver o quão comum é o autismo, e isso que estamos fazendo neste evento”, destacou o prefeito Alan Silveira.
#Educação 29/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi realizará evento em comemoração ao Dia do Autismo A Prefeitura Municipal de Apodi por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social estão preparando um grande evento em comemoração ao Dia do Autismo. É o Projeto TeAbraço, que acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de abril e contará com palestras, caminhada pelas ruas da cidade e manhã de atividades recreativas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil.

A programação iniciará a partir das 8h do dia 02, Dia do Autismo, com encontro de formação que acontecerá nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR. Haverá palestra com o tema “Entendendo o Autismo”. As 16hs haverá uma caminhada, saindo da Biblioteca Walter de Brito Guerra e caminhando pelas principais ruas da cidade.

Já no dia 03 haverá uma manhã de recreação na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB para as pessoas com autismo e suas famílias. O evento será destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA famílias e sociedade apodiense.

Em Tempo

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil estima-se que existam 2 milhões de autistas. Trata-se de uma Síndrome (Transtorno do Espectro Autista) que apresenta desenvolvimento atípico, comprometendo as áreas de comunicação, socialização e comportamento.
#Educação 22/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação e Projeto Casa das Palavras abrem inscrições para oficinas artísticas em Apodi
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi abriu as inscrições para as oficinas artísticas do projeto Casa das Palavras. As escolas, funcionários, pais e alunos que se interessem pelas oficinas devem ligar para o número de telefone (84) 99911-2558 para efetivarem suas inscrições.

A subsecretária de Educação, Flávia Cristina, destaca que as vagas são limitadas, portanto, para garantir a vaga o aspirante deverá ligar o mais rápido possível para o número indicado.

O projeto Casa das Palavras tem o patrocínio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), NET, Claro e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Também possui o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, 13ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR) e Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição.

Confira a lista das oficinas que estão disponíveis.

1.Grafite
Dias - 27, 28 e 29 de novembro
Horário - 9h às 11h
Local - Muro da Prefeitura de Apodi

2.Canto/Coral
Dias - 27, 28 e 29 de novembro
Horário - 8h às 11h
Local - Auditório da DIREC

3.Teatro
Dias - 27, 28 e 29 de novembro
Horário - 13h às 17h
Local - Auditório da DIREC

4.Confecção e manipulação de mamulengo
Dias - 28 e 29 de novembro
Horário - 8h às 11h e 15h às 18h
Local - Salão Paroquial

Mais informações e inscrições pelo telefone (84) 99911-2558.
#Educação 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação de Apodi começa a trabalhar visando gestão democrática nas escolas
A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), reuniu comissões eleitorais para trabalhar o processo de gestão democrática nas escolas da municipalidade. Inicialmente três escolas farão eleições para escola de diretor e vice.

O processo de gestão democrática nas escolas fará eleições em três escolas da rede municipal de ensino. São elas Municipal Lindaura Silva, na sede do município, Escola Municipal Francisco Targino da Costa, no Distrito de Soledade e Escola Municipal 12 de Outubro, também na zona urbana.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação do secretário Elmo Torres, da Secretária adjunta de Educação Flávia Cristina e de membros das referidas comissões eleitorais. A eleição para escolha do cargo de diretor e vice diretor estão previstas para acontecer no próximo dia 15 de dezembro.
#Educação 03/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Município de Apodi garante merenda escolar de qualidade aos mais de 3 mil alunos da rede pública
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Apodi tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino. A ideia é garantir que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o bom crescimento e desenvolvimento dos mais de 3 mil alunos.

“Para ter um bom desempenho escolar, nossas crianças precisam estar bem alimentadas e nutridas, por isso investimos tanto na merenda escolar. São quase R$ 30 mil de recursos próprios aplicados na compra de alimentos saudáveis, sendo boa parte oriunda da agricultura familiar”, destacou o prefeito Alan Silveira.

Mensalmente, o município investe quase R$ 30 mil de recursos próprios na aquisição de alimentos saudáveis, sendo boa parte oriunda da agricultura familiar. Este montante, somado ao que é repassado pelo Governo Federal, totaliza mais de R$ 40 mil.

“O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro do nosso Apodi. Só para se ter uma ideia, nossos alunos não consomem sucos artificiais ou refrigerantes. Todos os alimentos que são servidos a eles são cuidadosamente escolhidos por uma nutricionista especializada em alimentação infantil”, acrescentou Alan Silveira.

Ao todo, cerca de 3,5 mil alunos recebem a merenda diariamente nas 30 escolas rurais e urbanas do município. A Prefeitura também distribui alimentação para a Escola Lar da Criança Pobre, uma instituição filantrópica que atende dezenas de crianças da cidade.
#Educação 19/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação realiza formação em parceria com o IFRN
A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, realizou uma formação com professores, gestores e as equipes de apoio pedagógico das escolas. A temática da formação foi Alfabetização e Letramento.

A formação para servidores lotados nas escolas da municipalidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e foi ministrada por Kalliane Amorim, professora mestre do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

A formação ainda terá esse ano, mais três momentos.

O ato representa um significativo momento de troca de informações e aprendizado. É de extrema necessidade a elaboração e execução de novas metodologias que venham a contemplar a temática Alfabetização e Letramento.

“Temos certeza que essa parceria entre a SEMEC e IF renderá bons frutos e servirá como um dos caminhos para a melhoria da formação em serviço dos nossos professores” comentou Flávia Gomes, secretária adjunta da Educação.
#Educação 31/08/2017 SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS Prefeitura de Apodi recebe última parcela da Creche Modelo e prevê inauguração para novembro
O município de Apodi recebeu, nesta quinta-feira (31), a última parcela restante para conclusão da Creche Modelo, no bairro Cruz de Almas, na região Sul da cidade. O montante de R$ 313.635,17 será utilizado nos últimos acabamentos da obra, como a conclusão das instalações elétricas e hidrossanitárias, finalização da pintura, do piso, entre outros.

Conforme o prefeito Alan Silveira, o recurso foi liberado após insistência da equipe de Engenharia da prefeitura com o apoio do senador José Agripino (DEM), em Brasília. A primeira solicitação da parcela tinha sido feita em maio passado.

“Com o recurso em caixa, a empresa pode voltar ao ritmo normal da obra e concluir o restante logo. Eu agradeço aos esforços da nossa equipe de Engenharia e também ao senador José Agripino, que nos deu uma força lá na capital federal”, comentou Alan.

Atualmente, a Creche Modelo está com 87,27% das obras concluídas. A unidade escolar está sendo construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Prefeitura Municipal. A previsão de inauguração é para novembro deste ano.

A Creche Modelo foi uma obra iniciada no mandato da ex-prefeita Goreti Silveira, no ano de 2011. O projeto possui seis salas de creche, duas salas pré-escolar, salas para laboratório de informática e de leitura, secretaria, diretoria, sala de reuniões, cozinha, banheiros, anfiteatro, playground e pátio central.
#Educação 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Ato solene marca posse do Conselho Municipal de Educação de Apodi
Em solenidade realizada na sede do poder legislativo de Apodi, tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação na tarde de segunda-feira (21). Na oportunidade, os professores Ozamir Lima e Francisca Janeide foram empossados como presidente e vice, respectivamente.

Durante o ato de posse, o prefeito Alan Silveira foi enfático ao salientar a importância da educação em sua gestão. “Hoje quero parabenizar a todos que estão tomando posse e dizer que a Prefeitura está de portas abertas para discutir e melhorar a educação do nosso Apodi”, disse.

Alan lembrou ainda que investimentos em ações educacionais é um dos maiores legados que um gestor pode deixar. “Temos mantidos constantes diálogos com importantes instituições em todos os âmbitos da administração pública para garantir cada vez mais uma educação de qualidade”, afirmou.

O presidente do Conselho, Ozamir Lima, destacou os desafios que o cargo impõe. “Teremos muitos desafios, isto é fato. Serão necessárias políticas públicas mais eficazes para a educação. Nós vamos unir forças de forma a se pensar estrategicamente, para que enriquecer os debates acerca da nossa temática”, discursou.

Além do Prefeito Alan Silveira, participou também do ato de posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação, o secretário Municipal de Educação e Cultura, Elmo Alves, os vereadores Genivan Varela, Soneth Ferreira, Evangelista Menezes e Gilvan Alves, além claro, dos 20 integrantes, entre titulares e suplentes que foram empossados.
#Educação 27/07/2017 SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS Diretora afirma que ordem de serviço da escola de Melancias é a realização de um sonho
Foi com o sentimento de satisfação que o prefeito de Apodi, Alan Silveira, assinou a ordem de serviço para conclusão da Escola Municipal do Distrito de Melancias, na zona rural do município, durante a tarde de terça-feira (25). A obra estava parada desde o ano de 2012, quando houve a transição de uma gestão municipal para outra.

O evento aconteceu em frente à escola, com a presença de grande parte dos moradores locais. Dentre todos que usaram a palavra, a diretora da escola, Maria Jussara, chamou a atenção pelo discurso emotivo. Ela afirmou que a obra trará grandes benefícios e que sua concretização será a realização de um sonho.

“Hoje é um momento de alegria para toda a comunidade e, principalmente, para as crianças. Posso fizer que essa assinatura é a realização de um sonho antigo de todos nós”, destacou a pedagoga.

O prefeito Alan disse que a Escola de Melancias terá uma das melhores estruturas de ensino para que as crianças da comunidade possam estudar e ter um futuro digno. Ele acrescentou ainda que quer inaugurá-la já no início do próximo ano.

“Quando assumimos, eu e Hortência Regalado sentamos com a equipe de engenharia para discutir sobre a continuidade de várias obras, dentre elas, essa escola. Hoje, iniciamos uma nova etapa. É hora de colocar a mão na massa e fazer nosso Apodi avançar. Se Deus quiser, estaremos aqui novamente em janeiro para abrir as portas desta escola e coloca-la para funcionar”, discursou o prefeito.

Também participaram do evento a vice-prefeita Hortência Regalado, os vereadores Júnior Souza, Ângelo de Dagmar, Evangelista, Costinha e Paulo de Telécio, a equipe de secretários municipais e moradores da localidade.

A Escola Municipal Raimunda Florêncio de Oliveira terá quatro salas de aula, sala dos professores, sala da direção, biblioteca, vestiários masculino e feminino com banheiros, cozinha com dispensa, área de recreação e pátio. A conclusão da obra está orçada em R$ 364 mil e a previsão de conclusão é para o início de 2018.
#Educação 24/07/2017 SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS Prefeito Alan Silveira assinará ordem de serviço para conclusão da escola de Melancias nesta terça (25)
A ordem de serviço para a conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal Raimunda Florêncio, no distrito de Melancias em Apodi, será assinada nesta terça-feira (25). O evento acontecerá a partir das 16h no local das obras.

A assinatura será realizada pelo prefeito do município Alan Silveira, com a presença da vice-prefeita Hortência Regalado, dos secretários de Obras e Educação, e demais integrantes da equipe.

A conclusão da reforma e ampliação da unidade escolar custará aproximadamente R$ 364 mil. As obras tiveram início no ano de 2011, mas nunca foram concluídas. A ideia do prefeito Alan Silveira é entrega-la à população no início de 2018.

‘A conclusão desta escola é um sonho antigo dos moradores de Melancias. Com muito trabalho e planejamento iremos coloca-la para funcionar no próximo ano com uma estrutura de primeiro mundo’, comentou Alan.

As obras serão realizadas pela empresa ENGECAP Construções, do estado de Sergipe, vencedora da licitação.
#Educação 31/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi prepara programação para o Dia Mundial do Autismo
A Prefeitura Municipal de Apodi preparou uma programação especial para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento acontecerá nos dias 01 e 02 de abril. A ação é conjunta entre as secretarias Municipal de Saúde, de Educação e Cultura e Assistência Social.

No primeiro dia haverá uma caminhada às 07h30 na feira livre e às 14h uma mesa redonda na sede do Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais (SINTRAPMA), com o tema Autismo, Família e Escola.

No dia 02, às 08h, haverá uma manhã de lazer nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, e às 16h haverá Sessão Azul, na Casa de Cultura, onde será exibido o filme Procurando Dory.

O objetivo do evento é garantir políticas públicas de inclusão social e conscientizar a população sobre o tema.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O dia 02 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
#Educação 28/03/2017 GABINETE CIVIL Alan Silveira garante apoio ao IV Simpósio de Língua Espanhola da UERN
A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria Municipal de Educação, garantiu apoio à 4ª edição do Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola, evento que será realizado no Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN de Apodi.

Em reunião na tarde desta terça-feira (28), o prefeito Alan Silveira, garantiu apoio integral para que o evento seja realizado na cidade, nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Além do prefeito Alan Silveira, participaram da reunião o secretário Municipal de Educação e Cultura, Elmo Torres, o vice-diretor da Faculdade de Letras e Artes, Gilson Chico Alves, a coordenadora geral do evento, Adriana Morais Jales, a chefe do departamento, Iara Maria Carneiro, e a coordenadora do núcleo da UERN de Apodi, Elania Costa.
#Educação 16/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Aulas na comunidade de Melancias e no Lindaura Silva iniciam nesta segunda
A prefeitura Municipal de Apodi por meio Secretaria de Educação e Cultura informa que as aulas do ano letivo da Escola Municipal Raimunda Florêncio de Oliveira, da comunidade de Melancias, iniciarão na próxima segunda-feira (20). O Secretário Municipal de Educação, Elmo Alves, garante que os alunos não serão prejudicados com o atraso no início das aulas.

“Os alunos terão assegurados o cumprimento dos duzentos dias letivos. O atraso no início das aulas deu-se pelo fato de adequações no prédio onde a Escola Municipal Raimunda Florêncio de Oliveira funcionará”, disse.

Anexo da Escola Lindaura Silva também inicia nesta seg
unda

O Secretário Municipal de Educação e Cultura Elmo Alves aproveitou para informar que o ano letivo no Anexo da Escola Municipal Lindaura Silva também inicia na próxima segunda-feira, dia 20. O atraso também aconteceu devido a reforma na estrutura física do local. O prefeito Alan Silveira visitou a obra na tarde de quinta (16).
#Educação 19/01/2017 SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER Prefeitura de Apodi anuncia aumento no repasse aos universitários O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), se reuniu com representantes da Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior (AENTS), na tarde desta quinta-feira (19), para discutir os últimos detalhes da parceria entre o município e os universitários.

Durante a conversa, Alan anunciou que a prefeitura vai contribuir com um valor maior do que o previsto inicialmente. Com o aumento, serão R$ 270 mil por ano em combustíveis.

“Vimos essa possibilidade de elevar o valor da parceria e não hexitamos. Sabemos da necessidade da classe e o apoio que os estudantes precisam”, afirmou Alan.

O presidente da AENTS, Erison Gustavo, revelou que ficou surpreso com a notícia. “Fiquei surpreso com o aumento, mas foi muito bem-vindo. Agora, vamos levar esse novo valor aos estudantes e submeter a votação em assembleia no próximo sábado (21)”, disse.

A contrapartida do município será repassada diretamente ao posto de combustíveis vencedor da licitação. Com isso, a AENTS não precisará prestar conta da parceria.
www.apodi.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 12:32:34